Etiquetas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Editorial


Em Cabo Verde os meios de comunicação têm uma linha editorial voltada mais com os assuntos da política como esse momento que estamos a viver numa época de eleições autárquicas que as noticias são mais sobre o que os partidos estão a fazer.

Aqui muitas áreas como ambiente e moda não obtemos nenhuma informação sobre eles só ouvimos e vemos quando é o dia deles como ambiente oferecem uma notícia sobre conferência ou uma palestra que assinala o dia e nunca mais se ouve e vê só no próximo ano.

Isso acontece porque os jornalistas corem mais atrás dos políticos e ficam cego por uma conferência de imprensa que os políticos fazem e esquecem de outras áreas.

Também quase não se ouve notícia sobre ilhas como Brava, Maio, São Nicolau e Fogo ate parecem que não existe no nosso arquipélago. Eles esquecem totalmente das coisas muito importante que podem ser utilizado.

Mas eles falam só sobre política porque os verdadeiros donos da empresa de comunicação são os políticos por isso limitam a falar mais sobre assuntos relacionados com a política.

E muitos deles são comprados pelos políticos só retratam dos acontecimentos da política e de realçar que muitos estão a receber tocadinhos por não colocar boca no trombone.


E coisa também não gostam de dar a continuidade as noticias falam e nem dão como é que a coisa ficou.  

Perfil de Gilyto




Gilyto Semedo nasceu em Cabo Verde Santa Catarina, ilha Santiago a 2 Setembro de 1976 e nos finais dos anos 80 viajou para Portugal onde reside desde então.  
Em meados dos anos 90 também residiu na Holanda, Roterdão, onde a sua paixão pela dança se misturou com a vontade de interpretar as suas próprias canções.  

Em 1999 criou a sua própria Editora (GMS Productions, actual GMS Entertainment) e lançou o seu primeiro trabalho discográfico kel tempu.

E dois anos depois de ter gravado kel tempu gravou o segundo disco em Dezembro de 2001 nha atriz principal e no ano 2005 com o álbum diamante africana e ainda no mesmo ano fez o seu primeiro DVD mr. Entertainer. No próximo ano lançou um álbum acústico Traduson Pa Tradison. Ano de 2009 lançou CD e DVD de stribilim.  

Ele já recebeu muitos prémios como Disco de Platina, Discos de Ouro, Discos de Prata e Música do Ano e ainda já participou em vários festivais e tournées.

Semedo tem vários estilos musicais como funaná, kizomba cabozouk, zouk e cabolove.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A explosão do Funaná


Os anos 80 podem ser considerados como uma verdadeira explosão desta música, o que se deve não só a novidade que constitui em si, mas também a uma necessidade de inovação musical, que há muito se fazia sentir. A novidade de que constituiu o Funaná era assinalada em quase todos os artigos na imprensa da época.

No inicio, o grupo Bulimundo simplesmente adaptou ritmos e melodias de conhecidos compositores tradicionais, mas em breve o novo género, Funaná, em orquestra com instrumentos electrónicos, passou a ter os seus próprios compositores e composições e afirma-se desde logo como um novo género musical, nascido do Funaná original, que ainda continua vivo.

O Funaná é hoje um cartão-de-visita de Cabo Verde


Fonte: Internet
Finaçon foi o conjunto responsável pelo lançamento desta música, a nível internacional. Nos finais dos anos 80, o Finaçon conseguiu um contrato com uma prestigiada firma distribuidora francesa e iniciou digressões de promoção dos seus discos por toda Europa. Um dos maiores sucessos de Finaçon é “Feia”, um videoclip que passou em quase todas as estações de televisão da Europa e da África. Os irmãos Zézé e Zéca di Nha Reinalda são os cantores e compositores deste grupo, dois nomes de prestigio no panorama musical cabo-verdiano e que continuam a produzir os maiores sucessos a nível deste género musical.
De música circunscrita aos meios rurais, o Funaná transformou-se numa das maiores conquistas no domínio da música, na pós-independência de Cabo Verde. Embora, seja um produto do trabalho e pesquisa de muitos músicos, um contributo decisivo foi dado por Carlos Alberto Martins e o seu conjunto Bulimundo: a eles se deve a concretização de um novo género musical que desde há muito se procurava. A eles se deve um género de musica de Cabo verde que ultrapassou o exíguo panorama da Morna e Coladeiras, que vigorou até os anos 70, e permitiu uma abertura de horizontes na musica de Cabo Verde.
Musica e dança, seja no tradicional, seja no modelo electrónico, o Funaná é um género de música que, juntamente com a Morna, é hoje o cartão-de-visita de um país que se chama Cabo Verde. A sua dança (dama e cavaleiro) tem passes próprios e uma elegância digna de qualquer salão. 

Funaná


Fonte: Internet
O nome deste género musical deve-se ao de dois tocadores, “Funa” e “Naná”; da junção destas duas palavras surgiu a palavra Funaná para designar este tipo de música. Há quem defende ainda que o género teria sido importado de S. Tomé, onde existe uma forma parecida, tocada com acordeão. Esta hipótese tem pouca consistência, pois, presume-se que o género tenha sido levado para lá, a partir dos anos 40 com sucessivas vagas de “contratados”, na sua maioria da ilha de Santiago.

O Funaná é uma forma musical tradicional, que após a sua transposição e interpretação por grupos com instrumentos electrónicas, foi o ritmo que faz dançar o Cabo Verde inteiro desde 1978.

Funaná é a música característica de um instrumento, conhecido tradicionalmente por gaita, um acordeão ou concertina de tamanho pequeno, que tem uma escala e uma afinação especiais, pois o instrumento foi construído para certos tipos de músicas.
Entrevista com um dos grandes compositores de Funaná Zeca di Nha Reinalda.

1. Na sua opinião como é que define o Funaná?
Resposta. Pa mi Funaná tem um estilo de influencia Africano talvez in ca ta fla de origem africano trocado quel auge funana é naci na Cabo verde desde de principio é si instrumento e bem evolui na ano 60 e 70. Funaná hoje  um estilo de Cabo verde intero bu ta encontra cheu introduzido in ca fla sanpadjodu pamodi tem munti sanpadjodu cu badiu sepanha pamodi ta fazi parte de Cabo verde e funaná passa ta ser ti tudu ilha é ca so di ilha de Santiago.

2. Ao longo da sua carreira qual foi o tema que mais abordou?
R. In ta atcha ma um cantor de funaná é tem ki ta aborda tudu kusa pamodi si é ta rivoltadu ku um kusa é aborda quel ku e si é sta rivoltadu ku oto ku quel que ta canta e é ka tem ki fla só de sodadi, mar e sociedadi inta lembra na principio de Bilimundo es ta abordaba só sodadi e queli fazem evita canta sodadi pamodi tem munti musica sobre sodadi. In fazi munti critica a política e sociedadi

3. Como era funaná antigamente?
Funana antigamente era mais tocadu pa ferro ku gaita. Quel bes es ta limitaba fala propriamenti de historia de funaná era mas sodadi de tcada ou flano oh que lotu e na toqui é tchas kam ferro ku gaita.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Uma breve cronologia da Síria desde 1962 ate 2012.

Fonte: Internet

1962

Foram iniciados uma mobilização social e mediática que exigiu maior liberdade de imprensa, direitos humanos e uma nova legislação. O estado de emergência que efectivamente que suspende a protecções constitucionais para a maioria dos cidadãos.

18 E 19 de Março de 1962

Teve protesto que foi uns dos maiores que ocorreu na Síria. O secretariado Geral das Nações Unidas que chamou o uso da força letal após a morte de mais de oitenta rebeldes sírios a representante da União Europeia classificou a situação dos pais como intolerável.

1963

O golpe de estado que era governado pelo partido Baath.
1966

E três anos depois foi dado um outro golpe de estado que teve mudanças de poder.

1970

Teve outro golpe em que o partido de Baath avança com única autoridade o uni partidarismo nacional-socialistas.

Maio de 1990

A síria restaurou as relações diplomáticas com o Egipto.

Março de 2000

Os 37 membros do gabinete liderado por Mahmmed Mustafa Miro um líder veterano de Baath que era governador da província de Aleppo foi nomeado como primeiro-ministro.

17 De Julho de 2000

A síria sofria com retracções económicas e altos índices de desemprego que chegava a 25% da população. A deterioração do padrão de vida e a redução do apoio do governo aos pobres como consequência a adaptação da economia.

Outubro de 2001

 Ela conseguiu um assento no conselho de segurança das nações Unidas com um forte apoio dos países da Ásia e da África derrotando a posição por parte dos Estados Unidos e de Israel.

Fevereiro de 2006

Os manifestantes sírios atiraram fogo ao Prédio de embaixadas onde estavam situados na Dinamarca e na Noruega durante um protesto contra a publicação de um jornal dinamarquês de charges satirizando o profeta Maomé.

Janeiro de 2009          

 A administração do presidente Barack Obama continuou a rever a política Síria à luz das mudanças dinâmicas na Síria e na região, e uma sucessão de Congresso e autoridades norte-americanas de administração visitou a Síria. Março de 2011
Resposta violenta ao Governo sírio para protestos públicos no entanto, tem isolado politicamente a Síria não só dos Estados Unidos, mas também da Europa, o mundo árabe, e em outras partes da comunidade internacional.

 Fevereiro de 2012

O papel da embaixada dos EUA na Síria apoiou fortemente o movimento em direcção à reforma política e uma maior abertura.  
10 Abril de 2012

Oposição síria em Bruxelas cética sobre plano de paz.


6 Junho de 2012


Conflito sírio em várias frentes

terça-feira, 5 de junho de 2012

Prisão perpétua de Hosni Mubarak


Fonte: Internet
O ex-presidente de Egipto Hosni Mubarak foi condenado este sábado a prisão perpétua por ser culpado pelo envolvimento de 850 manifestante no protesto ano passado que o derrubou.

A prisão do antigo ditador é um grande andamento a frente na luta contra a impunidade de longa data para o povo do Egipto. Ele que governou o pais por três décadas com mão de ferro e agora esta a ter o que merece pela sua injustiça que fez com a população.

Apesar de ter causado muitos estragos ele também fez com que Médio Oriente tivesse um mediador para colocar paz no Israel juntamente com os Estados Unidos.

Milhares de manifestante ocuparam a praça de tahir no centro do cairo no protesto contra a sentença. A polarização política aumenta com a sentença de Mubarak a prisão perpétua.

Os activistas liberais que lideram o protesto contra o Hasni repudiam o carácter religioso das propostas de Mursi e tem apoio de muitos para evitar a vitória de ex-membro do antigo governo.


As entidades de direito humanos criticam a absolvição dos policiais no julgamento de Mubarak e continuam a encorajar uma cultura de impunidade dos policiais. 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nepotismo em Cabo Verde


Fonte: Internet
Nepotismo é um termo utilizado para nomear o favorecimento a grandes cargos aos seus familiares e amigos mais próximo em prejuízo de pessoas mais qualificadas, ela ocorre também quando um funcionário é promovido a elevado cargo por ter grau de parentesco com aquele que promove.

A Janira Hopffer Almada não pensou nas consequências com que isso levaria por ter nomeado o marido a este cargo ou também por ter pensado que o marido tem a capacidade de assumir a administração executiva de Instituto Nacional de Previdência Social.

Mas ela deviria ter consultado o regulamento primeiro e depois mencionar o nome do marido para ocupar o cargo. Si consultou o regulamento e continuou com o processo adiante e de realçar que a Almada esta a desrespeitar a ética, decência e transparência do seu alto cargo que esta a ocupar actualmente.

Enquanto Ministra de juventude esta a dar um mau exemplo para os jovens que querem seguir a carreira de politica.    

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Situação politica de Guiné-Bissau

Fonte: Internet
O golpe militar de 12 de Abril desligou condenação de unânime dos países da região e de constituições internacionais como a CPLP, CEDEAO, União Africana, Nações Unidas e o Departamento de Estado norte-americano.
Os deputados do maior partido de Guiné-bissau o PAIGC (Partido da Independência da Guiné e Cabo Verde) compareceram na Assembleia Nacional popular para a primeira sessão desde o golpe de Estado.
O maior partido propôs a debater a situação social e politica dos pais, decorrente do golpe de Estado. Os grande partidos de Guiné o PAIGC e PRS (Partido da Renovação Social) discutem se devem ou não levar esse assunto a debate.
O comando começou por enunciar acontecimentos que se registam desde 2005 até hoje, considerando o tempo de mandato de Carlos Gomes júnior como não democrático.
O ministro dos Negócios Estrangeiro (Ilegítimo) de transição da Guiné-Bissau, Faustino Imabali disse que vai encetar um trabalho pedagógico para tentar explicar á comunidade internacional o que motivou o golpe de Estado no país.
O primeiro-ministro (Ilegítimo) de transição Rui de Barros, apelou aos guineenses para se reconciliem e trabalhem no sentido de levar o país para frente.





Fonte: jornaldigital
noticiaslusofonas
Novasdaguinebissau.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Nuno Marques e Primeiro Ministro

Fonte: Internet
O Arquitecto Nuno Marques, acaba de derrotar o Estado de Cabo Verde, no Supremo Tribunal de Justiça, ele afirma que o Governo de Cabo Verde e a Ordem dos Arquitectos Cabo-verdianos, lhe deve um pedido de desculpas e pede a intervenção de quem de direito, nomeadamente, o Presidente da República.

São muitos os documentos que provam que o projecto de Marques, inicialmente, de 2,5 milhões de escudos, acabará por custar mais de 10 milhões de escudos aos bolsos dos cidadãos cabo-verdianos e a atitude do Ministério das Infra-estruturas e Transportes, do Ministério da Justiça, do próprio Ministério Público e de várias outras entidades públicas e privadas, envolvidas neste processo do domínio público.

O palácio da justiça em Pedra Badejo vai ficar manchado pela injustiça, por causa de erros e omissões das entidades envolvidas. O Ministro não fez nada para resolver a situação do arquitecto e quanto à Ministra da Justiça, nem deu um sinal de vida, assim como o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz para fazer esclarecimentos da situação.

O Director-geral das Infra-estruturas e Saneamento Básico ameaçou que Nuno Marques nunca ganharia qualquer competência público e o Director do Cofre-geral da Justiça assustou a empresa e ainda obrigou a fechar portas.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Droga

Fonte:Internet
Droga é uma realidade da nossa sociedade e do mundo inteiro. Esta substancia é uma realidade, má que mesmo quem nunca a experimentou sabe dos seus efeitos. Causador de muitos males, destruidor de lares, ela é uma certeza que, cada dia que passa, está com mais vida futura do que os seus próprios consumidores. Esta problemática é o responsável de quase 60% de caos na nossa sociedade.
Tudo começa pela experimentação, mas com passar de tempo torna-se um vício isso porque nem todos os organismos são iguais. Existem aqueles que foram apenas experimentadores, porém outros seguem este caminho como refúgio, normalmente os que fazem esta escolha são fracos.
(…) Esta problemática é seria, ainda mais num país como Cabo Verde onde a população é jovem, tendo em conta que os que mais usam são eles. Sendo assim, este pormenor faz com que o nosso país tenha grande percentagem de consumidores.
Muitas vezes a preferência deste mau caminho é justificado mais tarde pelos ex consumidor, contudo, na minha opinião não existem justificativas pelo injustificado. Embora posso tentar entender os motivos deles, porque a justificativa deve ser ouvida, agora aceita-las depende de vários factores. 
A melhor forma de combater e prevenir desta substancia é ter a capacidade de resistir a qualquer intentação, mas para isso acontecer é preciso ter uma boa informação sobre ela educação e diálogo digamos que são os melhores caminho para impedir que qualquer pessoa se viciem com esta substancia que traz muitos problemas na vida de quem usa este tipo de algo.
Para os usuários que ainda não estão viciados o tratamento é ter o acompanhamento familiar, a psicoterapia e a participação em grupos de apoio com a ajuda de medicamentos para a redução das sintomas de abstinência ou para bloquear os efeitos da droga.
Também existe drogas natural que todos nos uma vez nas nossas vida usamos que é o café mais conhecida como cafeína e a nicotina que esta presente no tabaco e são obtidas através de determinadas plantas, animais e algumas minerais.      
Este assunto merece ser tratado em seu grande, ela tem muito a ser dito, mas prefiro ficar por aqui …

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Governo poupa anestesia com os thugs

Thugs é um grupo de indivíduo que fazem desastre dentro da sociedade onde vivem e fora também roubam as pessoas e ainda acabam por fazer um serie de ameaça quando alguém não tem nada para eles apanharem.
Por um lado ate que eles têm direito de receber anestesia como um qualquer outro indivíduo por ter direito de igualdade, liberdade e fraternidade perante os olhos da lei. Mas doutor e enfermeiros têm que pensar no juramento que fez quanto teve a diploma em dar tratamento a todos da mesma forma sem restrições de raça, cor, habilitações literárias e nem questões financeiros. O governo não pode fazer assim o eles tem a fazer e colaborar com a policia militar para fazer rusga toda a noite para controlar as zonas de madrugada e quando encontrar um individuo com armas brancas e pistolas tem punir essa pessoas conforme a lei manda.
Por outro lado os thugs até que merecem este castigo por causa de actuar mal dentro da nossa sociedade, e ainda tomam algo das pessoas que trabalham cansado. E perturbam as pessoas quando estão a  brigar entre os grupos rivais.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Educação vs manha


Educação é um processo que engloba o ensino e aprendizagem de um indivíduo dentro da sociedade onde nasceu ou também cresceu. Ela é um fenómeno que observamos e constituímos perante o nosso país, região ou zona que convivemos todos os dias. Ao longo dessa convivência aprendemos como agir dentro e fora da sociedade onde estamos inseridos, a nossa maneira de pensar e estar que é um processo passada de gerações a gerações. Enquanto sistema de sociabilização, a educação é feita nos diversos espaços de familiaridade social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.