Etiquetas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Funaná é hoje um cartão-de-visita de Cabo Verde


Fonte: Internet
Finaçon foi o conjunto responsável pelo lançamento desta música, a nível internacional. Nos finais dos anos 80, o Finaçon conseguiu um contrato com uma prestigiada firma distribuidora francesa e iniciou digressões de promoção dos seus discos por toda Europa. Um dos maiores sucessos de Finaçon é “Feia”, um videoclip que passou em quase todas as estações de televisão da Europa e da África. Os irmãos Zézé e Zéca di Nha Reinalda são os cantores e compositores deste grupo, dois nomes de prestigio no panorama musical cabo-verdiano e que continuam a produzir os maiores sucessos a nível deste género musical.
De música circunscrita aos meios rurais, o Funaná transformou-se numa das maiores conquistas no domínio da música, na pós-independência de Cabo Verde. Embora, seja um produto do trabalho e pesquisa de muitos músicos, um contributo decisivo foi dado por Carlos Alberto Martins e o seu conjunto Bulimundo: a eles se deve a concretização de um novo género musical que desde há muito se procurava. A eles se deve um género de musica de Cabo verde que ultrapassou o exíguo panorama da Morna e Coladeiras, que vigorou até os anos 70, e permitiu uma abertura de horizontes na musica de Cabo Verde.
Musica e dança, seja no tradicional, seja no modelo electrónico, o Funaná é um género de música que, juntamente com a Morna, é hoje o cartão-de-visita de um país que se chama Cabo Verde. A sua dança (dama e cavaleiro) tem passes próprios e uma elegância digna de qualquer salão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário